Existe pior traição do que a do adultério?
A união, o companheirismo, ou mesmo o namoro, é o confiar em alguém a tal ponto que o recebe ao lado.
Estar ao lado é estar no ponto cego, isto é, o casal vê quem está à frente, mas um não vê o outro.
É errada a cobrança entre duas pessoas que se relacionam, pois um não pertence ao outro, e não tem o direito de exigir do outro qualquer coisa, mas sim SE exigir uma conduta correta, honesta, e fiel.
Há quem tente justificar a traição dizendo que é por amor. Não existe amor na pessoa que causa a dor alheia! Nem mesmo o erro de outrem justifica o nosso erro!
Adultério é um crime, mesmo que não mais punido pelas leis dos homens. O Cristo agravou a condição de tal ato ao dizer que bastava a pessoa, estando em compromisso com outra, desejar outra, mesmo que só em pensamento.
Adultério provoca a atração dos inimigos da família, da paz e do entendimento.
A traição é um mal que arrasa existências, atinge a inocentes, e gera outros erros.
O homem que trai é o pior dos covardes, pois tendo a possibilidade de ser correto, entender-se com a companheira ou mesmo definir uma separação consensual, se esgueira sob a tranquilidade do lar e ofende a uma terceira pessoa a transformando em amante.
A mulher que trai, rebaixa-se da condição de esposa, mãe, para a de amante.
Adultério é gerador de compromisso de dor para com outros, inclusive de alguns que se ignora.
O adúltero é um traidor, e o exemplo da traição foi Judas, e a culpa é sua herança.
Adultério e fidelidade -* 27 «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não cometa adultério’. 28 Eu, porém, lhes digo: todo aquele que olha para uma mulher e deseja possuí-la, já cometeu adultério com ela no coração.
29 Se o olho direito leva você a pecar, arranque-o e jogue-o fora! É melhor perder um membro, do que o seu corpo todo ser jogado no inferno. 30 Se a mão direita leva você a pecar, corte-a e jogue-a fora! É melhor perder um membro do que o seu corpo todo ir para o inferno.
31 Também foi dito: ‘Quem se divorciar de sua mulher, lhe dê uma certidão de divórcio’. 32 Eu, porém, lhes digo: todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada, comete adultério.»
O Reino é dom e partilha -* 16 Um jovem se aproximou, e disse a Jesus: «Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?» 17 Jesus respondeu: «Por que você me pergunta sobre o que é bom? Um só é o bom. Se você quer entrar para a vida, guarde os mandamentos.» 18 O homem perguntou: «Quais mandamentos?» Jesus respondeu: «Não mate; não cometa adultério; não roube; não levante falso testemunho; 19 honre seu pai e sua mãe; e ame seu próximo como a si mesmo.» 20 O jovem disse a Jesus: «Tenho observado todas essas coisas. O que é que ainda me falta fazer?» 21 Jesus respondeu: «Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha, e siga-me.» 22 Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
Jesus não veio para condenar -* 1 Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2 Ao amanhecer, ele voltou ao Templo, e todo o povo ia ao seu encontro. Então Jesus sentou-se e começou a ensinar. 3 Chegaram os doutores da Lei e os fariseus trazendo uma mulher, que tinha sido pega cometendo adultério. Eles colocaram a mulher no meio 4 e disseram a Jesus: «Mestre, essa mulher foi pega em flagrante cometendo adultério. 5 A Lei de Moisés manda que mulheres desse tipo devem ser apedrejadas. E tu, o que dizes?» 6 Eles diziam isso para pôr Jesus à prova e ter um motivo para acusá-lo. Então Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. 7 Os doutores da Lei e os fariseus continuaram insistindo na pergunta. Então Jesus se levantou e disse: «Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra.» 8 E, inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão. 9 Ouvindo isso, eles foram saindo um a um, começando pelos mais velhos. E Jesus ficou sozinho. Ora, a mulher continuava ali no meio. 10 Jesus então se levantou e perguntou: «Mulher, onde estão os outros? Ninguém condenou você?» 11 Ela respondeu: «Ninguém, Senhor.» Então Jesus disse: «Eu também não a condeno. Pode ir, e não peque mais.»
Obs.: Muitas pessoas só leem até o “não a condeno”, esquecendo-se do “não peque mais”.